Publicações

O Museu Afrodigital : Rio de Janeiro conta com a participação de professores e pesquisadores de diversas instituições e entende-se como um espaço aberto à produção de pesquisa, exposições e arquivos virtuais que tenham a memória afro-brasileira como tema. Procurando a missão de contribuir com a ampliação do conhecimento, busca também a produção de uma série contínua de publicações no formato de livros e catálogos.
As publicações serão realizadas em versão digital e/ou impressa, visando a ampla divulgação de trabalhos acadêmicos e artísticos com orientação plural, de interesse à memória afro-brasileira de colaboradores nacionais e estrangeiros. Neste sentido constituiu-se um Conselho Editorial, como um órgão colegiado, interdisciplinar e interinstitucional permanente, avaliativo e supervisor em assuntos editoriais de natureza científica e artística. O Conselho Editorial atua em diálogo com o Conselho Curador e de Redação, composto pelos coordenadores do Museu Afrodigital Rio de Janeiro.

Conselho curador e de redação
Ana Paula Pereira da Gama Alves Ribeiro (FEBF/UERJ)
Gabriel da Silva Vidal Cid (IESP/UERJ)
Guilherme Ferreira Vargues (EDU/UERJ)
Maria Alice Rezende Gonçalves (EDU/UERJ)
Mauricio Barros de Castro (ART/UERJ)
Myrian Sepúlveda dos Santos (ICS/UERJ)

Conselho Editorial
Andréa Lopes da Costa Vieira (PPGMS/UNIRIO)
Antonio Motta (UFPE)
Carla Dias (UFRJ)
Isis Costa McElroy (Ohio State University)
Livio Sansone (CEAO/UFBA)
Mário Chagas, (UNIRIO)
Paulo Peixoto (CES/Universidade de Coimbra)
Sabrina Parracho (PPGCS/UFRRJ)
Sérgio Ferretti (UFMA)
Simone Pondé Vassallo (IUPERJ/ PPGSOC)

Iniciando a série de publicações do Museu Afrodigital Rio de Janeiro, no ano de 2015, realizamos com o apoio da FAPERJ, por meio do Edital Programa “Apoio à Produção e Publicação de Livros e DVDs Visando à Celebração dos 450 Anos da Cidade do Rio de Janeiro – 2014”, a publicação do livro Nos quintais do samba da Grande Madureira : imagens de ontem e de hoje.

nos_quintais_do_samba_livro_olhares

Ainda no ano de 2015 estabelecemos uma parceria com Beca do Azougue Editorial para a publicação de uma série de livros que conta com os dois primeiros volumes no prelo. O primeiro, Relações Raciais e Políticas de Patrimônio, foi organizado por Maurício Barros de Castro e Myrian Sepúlveda dos Santos, e traz artigos de pesquisadores do Brasil e do exterior sobre temas como identidade racial, colonialismo, memórias relacionadas ao período escravista, e inclusão social por meio de mídias digitais. Já o segundo livro, Madureira em suas encruzas: memória território e identidade, organizado por Ana Paula Alves Ribeiro, Guilherme Vargues e Gabriel Cid, é composto por artigos relacionados ao projeto “Museu Afrodigital Rio de Janeiro: memória entre gerações nos quintais do samba da Grande Madureira”.