Nos Quintais da Grande Madureira

Apresentação

 

“Memória entre gerações nos quintais do samba da Grande Madureira”, projeto desenvolvido desde 2012, apresenta uma pesquisa sobre os rituais e tradições que permeiam os festejos realizados nos quintais das casas da região, de “tias” do samba, de mães e pais de santo, compositores e intérpretes, jongueiros e cozinheiras da culinária afro-religiosa. A escolha da região da Grande Madureira para registro dos quintais ocorreu devido a importância do lugar como espaço que inclui diversos bairros tradicionais do subúrbio carioca, como Oswaldo Cruz, berço da escola de samba Portela, assim como o Morro da Serrinha, berço do Império Serrano e do Jongo da Serrinha.

Além disso, entendemos que uma ressignificação desses quintais encontra-se nas festas realizadas nas quadras das escolas de samba, na Feira das Iabás, em festas no Parque Madureira, nos bailes charme do Viaduto de Madureira, nas procissões e carreatas em homenagem a São Jorge, em abril e a Iemanjá, em dezembro e nas circulações e trânsitos pelo bairro, incluindo pontos tradicionais, como o Mercadão de Madureira.

 


Seminário

 


Exposições

 

 

Feira das Yabas

Feira das Yabas: pequenos pensamentos, por Bárbara Copque

A autora busca destacar laços afetivos de pertencimentos retratados na Feira das Yabas.

Resistir, ter fé e agadecer

Resistir, ter fé e agradecer: o trânsito de fiéis pela cidade do Rio de Janeiro no dia de Iemanjá, por Cristiano Cardoso

Ensaio realizado em 2011 abordando a Festa de Yemanjá organizada pelos lojistas do Mercadão de Madureira que peregrinam pela cidade até a praia.

Subúrbio em Foco

Subúrbio em Foco, por Paulo Henrique Reis

O ensaio propõe novas narrativas para enxergar os símbolos consolidados de Madureira – Portela, Império Serrano, Mercadão – a partir do contato com diversas culturas.

Trabalhadores de Madureira

Trabalhadores de Madureira, por João Felipe P. Brito

Fotos tiradas entre 2013 e 2015 em visitas esporádicas à Madureira que compõem parte da pesquisa de doutorado do pesquisador, buscando mostrar outras representações possíveis do subúrbio carioca.

 

 


Arquivos

 


Cineclube

logo_Unificado