A Lenda da Criação do Mundo e dos Orixás

E agora, minha gente, uma história eu vou contar … uma história bem bonita, todo mundo vai gostar!

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro apresenta o terceiro volume da Coleção “A lei 10639/03 e a formação de educadores”. Trata-se do material didático-pedagógico criado para o “III Curso de Extensão em História e Cultura Negra” oferecido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UERJ (2013). O vídeo “A Lenda da Criação do Mundo e dos Orixás” é inspirado em uma lenda de origem iorubá mantida viva pela tradição oral.

Acreditamos que o reconhecimento da produção cultural dos afro-brasileiros é um dos caminhos para a construção de um país verdadeiramente multicultural que erradique as práticas racistas que sustentam as discriminações, preconceitos e produzem desigualdades. Cabe ressaltar que o legado afro-brasileiro pertence a todos nós, brasileiros de todas as origens. Assim, a lei 10639/03 nos estimulou a apresentar de forma lúdica o tema da criação do mundo e dos orixás que tanto faz parte da religiosidade brasileira quanto da afro-brasileira. Este vídeo, destinado à educação infantil, tem como objetivo difundir os valores civilizatórios da cultura afro-brasileira, preservar sua memória e combater qualquer tipo de intolerância religiosa.

O Vídeo

Trata-se de uma animação com uma linguagem acessível ao público infantil. Acreditamos que o uso de materiais presentes no dia a dia da escola – brinquedos, sucatas e papeis de diferentes texturas – possam facilitar a comunicação entre alunos e professores e simplificar a transmissão de conhecimento. Nossa expectativa é que esse vídeo possa fazer parte das rodas de histórias comuns nas classes da educação infantil.

VÍDEO “ A Lenda da Criação do Mundo e dos Orixás” 
Coordenação: Maria Alice Rezende Gonçalves
Produção e Pesquisa: Maria Alice Rezende Gonçalves, Ana Paula Alves Ribeiro e Cristiano Cardoso.
Orientação da pesquisa: Maria Alice Rezende Gonçalves, Ana Paula Alves Ribeiro
Orientação de Fotografia e Câmera: Ana Paula Alves Ribeiro e Cristiano Cardoso.
Câmera e Fotografia: Cristiano Cardoso, Aline de Oliveira, Dayana Doria, Edna Andrade e Vinicius Oliveira Pereira.
Edição: Cristiano Cardoso
Narração: Zaíra Bosco e Cristiano Cardoso
Arte/ Bonecas Abayomi: Lena Martins.
Agradecimentos: Ariana Felipe e Cláudio Café (Bonecas Abayomi); Juliana Corrêa, Juliano Gonçalves, Marcelo Lima e Marcus André Cardoso (colaboradores); Barbara Morais, Cecília Figueiredo, Luiz Carlos Lima e colegas (CECIP/Megapixel); David Honório, Juliana Freitas, Simone Ribeiro e Sormani Silva (NEAB UERJ).