A lei 10.639 e a formação de educadores – NEAB/UERJ

 

A coleção A Lei 10.639/03 e a Formação de Educadores, composta de cinco volumes, foi organizada pelas antropólogas Maria Alice Rezende Gonçalves e Ana Paula Alves Ribeiro, respectivamente coordenadora e colaboradora do Neab – Núcleo de Estudos Afro­-Brasileiros da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj, e é dirigida a todos os interessados na inclusão das questões afro-brasileiras nos currículos do ensino básico.

Por achar pertinentes e de boa aplicação no espaço educacional, as organizadoras incluíram na coleção o texto integral da Declaração Universal dos Direitos Humanos (vol. 1) e da Diversidade Cultural (vol. 2) publicados pela Unesco. A  imagem de capa dos dois volumes são as bonecas Abayomi, criadas pela artesã Lena Martins e feitas a partir de sobras de pano reaproveitadas, amarradas com nós, sem cola ou costura, usando apenas tesoura.  Para conhecer mais sobre o trabalho dela: www.bonecasabayomi.com.br  .

capa capa2 capa4

O primeiro volume – História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na Escola – traz temas contemporâneos como as relações étnico-raciais, a inclusão do afro-brasileiro no ensino superior, a literatura negra brasileira, a produção audiovisual, a trajetória da música popular de Angola e até a história do tráfico negreiro.

O segundo volume – Diversidade e Sistema de Ensino Brasileiro –reúne artigos que discutem a diversidade na escola sob diferentes perspectivas e suas implicações no cotidiano escolar, como festas populares, religião, jongo, capoeira, música e dança afro-brasileira.

O quarto livro – Propostas pedagógicas para o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira – apresenta 24 planos de aula elaborados por educadores participantes do III Curso de Extensão em História e Cultura Negra, promovido pelo Neab – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Uerj. Organizado por Maria Alice Rezende e por Vinicius Oliveira Pereira, este é o quarto volume da série “A lei 10.639/03 e a formação de educadores”.

 

 

Encarte A Lenda iabas

O terceiro volume da Coleção trata-se do material didático-pedagógico criado para o “III Curso de Extensão em História e Cultura Negra” oferecido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UERJ (2013). O vídeo “A Lenda da Criação do Mundo e dos Orixás” é inspirado em uma lenda de origem iorubá mantida viva pela tradição oral.

Assista ao vídeo

 

O quinto volume é composto pelo vídeo As iabás: Orixás e Cozinheiras e faz parte do Projeto Registro, Memória e Gênero: visitando as lendas das iabás – Material didático para ensino básico. (2014-2016)
Edital e-28/2014 – apoio à produção de material didático para atividades de ensino e/ou pesquisa.
Outorgado: Maria Alice Rezende Gonçalves
Produção e Pesquisa: Maria Alice Rezende Gonc?alves, Ana Paula Alves Ribeiro, Cristiano cardoso, Vinicius Oliveira Pereira.
Câmera e Fotografia: Cristiano Cardoso, Vinicius Oliveira Pereira
Edição: Cristiano Cardoso
Narração: Vanessa Soares da Silva
Bonecas Abayomi: Lena Martins
Projeto Feira das Yabás: Marquinhos de oswaldo cruz (2009)
Participaram do Projeto: Dayana Doria, Edna Andrade, Juliana Freitas, Leandro Silva e Vanessa Soares da Silva.