Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra

A Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil foi criada pelo Conselho Federal da OAB em 2016, com o intuito de resgatar a história da escravidão negra. Atualmente está instalada em 16 seccionais.
O advogado Humberto Adami Santos Junior explica a proposta: “vamos buscar fatos, provas, pistas sobre a história da escravidão negra no Brasil, em locais que foram objeto de esquecimento. Com isso queremos comprovar o horror que foi e ajudar aquela parcela da população brasileira que não entende por que temos que ter ações afirmativas para a população negra. (…) A ideia é falar em reparação da escravidão. As políticas de ação afirmativa são muito pequenas para apagar 350 anos de escravidão e 500 anos de uma desigualdade racial que vem desde o tempo da escravidão – posturas que se refletem hoje no racismo contemporâneo”.

A proposta deste arquivo virtual é disponibilizar alguns resultados da  Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, construído no âmbito do acordo de cooperação estabelecido entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional do estado do Rio de Janeiro.